Wednesday, April 25, 2012

Estelinha Egg in the USSR - 1955

Stellinha Egg 14 August 1943.
  
STELINHA faz sensação na Russia!   


Revista do Radio, 3 DEZ 1955


Em companhia de seu espôso, o pianista e maestro Gaya, a cantora Stelinha Egg se encontra em longa viagem pela Europa. No momento ela está na Rússia, de onde mandou ao nosso diretor a carta abaixo repleta de notícias e curiosidades.

De Helsinque, atravessei pelo Mar Báltico, de navio, para a Polônia. Tive oportunidade de ouvir pelo rádio a nossa Rádio Nacional. Chegamos em Gdansk – pôrto principal da Polonia – lugar maravilhoso, com um hotel, quase como o nosso Quitandinha. Estivemos depois em Zakopane. É uma cidade que fica na divisa com a Tchecoslováquia. Fomos depois à Cracóvia, antiga capital da Polônia. Estivesmoa inda em Auschwitz onde fomos visitar os campos de concentração, onde morreram mais de 4.000.000 de pessoas, queimadas em fôrnos, fuziladas ou por trabalhos forçados, enclausuradas etc. Uma coisa verdadeiramente horrível, imperessionante!

De lá fomos para Varsóvia. Em todos os lugares nossa música desperta interêsse e é aplaudidíssima. Em Varsóvia trabalhei em TV, radio e fiz dois filmes. Um para a Alemanha e outra para Tchecoslovaquia. Gaya tem regido as orquestras com que me apresento e executando números como solista com grande sucesso.

Tomei parte no 5ª Festival da Juventude, representando o Brasil. Fomos convidados eu e Gaya, para sermos juízes do Juri de folclore, que confere medalhas de ouro e prata e diplomas, para os primeiros classificados. Entraram no concurso 126 países. O Brasil tirou o 1o, 2o e 5º lugar em danças, com 3 elementos dos represeentantes do teatro popular negro. Em guitarras, o 2º lugar. O meu recital no Teatro ‘La Gevardi’, com capacidade para 5.000 pessoas, tinha 6.000 e arrombaram uma das portas laterais para entrar. Apresentei um programa em 2 partes com acompanhamentos da orquestra Filarmônica, sob a regência do Gaya. Deixei gravado na Polônia um grande repertório de música brasileira. Através dos arranjos do Gaya e da minha voz, o Brasil será por muito tempo ouvido diàriamente em programas e nos lares poloneses.

Agora estamos aqui na terra de Lenin e Stalin. É um povo maravilhoso, que nos tem dispensado carinho. A nossa música tem feito um sucesso extraordinário. Viemos para uma temporada de 15 dias e devido ao grande sucesso, fomos convidados pelas autoridades do Ministéria da Cultura, a permanecer mais um mês. Aceitamos com grande alegria, pois temos oportunidade de conhecer Moscou. Quando chegamos aqui fazia calor. Agora está muito frio. Trabalho todas as noites no Teatro, num espetáculo que tem o nome de “Boas Vindas’ e faço um show de meia hora, representando o Brasil. As homenagens maravilhosas que tenho recebido são de causar grande emoção. As môcas que aplaudem tiram os objetos de estimação, como estôjos de pó-de-arroz, jóias etc e nos entregam como lembrança, dizendo ‘espaciba’ que quer dizer ‘obrigado’. Agradecem pelo que cantamos!

 Stelinha Egg na Russia, 1955.

Envio junto algumas fotografias tiradas pelo Gaya que comprou aqui uma máquina Kiew que vale mais-ou-menos em nossa moeda cem mil cruzeiros. Tenho muitas saudades do Brasil e dos amigos.

Visitei o Kremlim por dentro. É um museu exposto à visitação. Tem as cadeiras do trono dos Tzares, cravejadas de pedrarias. Em frente ao Kremlim está o Mausoleu de Lenin e Stalin. As filas dárias para visitiação são quilométricas. Estive lá, e levei um grande choque. Pensava ver sòmente um túmulo. Numa caixa de cristal iluminada, está dormindo de um lado Stalin, e do outro Lenin. Tive a impressão que respiravam!

Visitei também a casa de Lenin nos arredores da cidade. Dentro do Kremlim tem 5 igrejas, sendo que na maior, as paredes são de ouro e com ícones de esmeraldas e rubís. Tôdas as igrejas tem 5 a 7 tôrres, em estilo bizantino, trabalhadas em ouro. Gravei mais de 12 números musicais. Vou gravar mais 10 para a fábrica daqui. Fiz um filme colorido. Filmei a tarde tôda. Vai ser passado na França, Italia, Alemanha Inglaterra, enfim nos principais países da Europa.

Vou terminar enviando um forte abraço a todo o pessoal que faz a Revista do Radio, muitas saudades. E aos leitores que são nossos ouvintes e que sempre tanto nos prestigiaram, um abraço amigo.

Stelinha Egg.


foto dedicada à Aladia Gaya (irmã do maestro Gaya) e a sobrinha Stella Maris.
foto dedicada à cunhada Aladia Gaya. 

2 comments:

  1. Que legal isso Lulu. Posso replicar no meu blog? Citando fonte, é claro. É que estou tentando reunir coisas bacanas da Stellinha num lugar só.

    Olha lá, se quiser: http://atrilha.blogspot.com.br/search/label/stellinha%20egg

    Seria muito legal publicar essa matéria e a foto da revista lá. Que acha?

    ReplyDelete
  2. olá Tuco Egg... é lógico que pode... é um prazer poder compartilhar a vida dessa grande folclorista...

    ReplyDelete