Wednesday, April 25, 2012

JORGE GOULART - 1963

-->

Jorge Goulart no auge de seu sucesso - 1950s.




Jorge Goulart e seu Gordini 1963.



JORGE GOULART PODE FICAR RICO NA RÚSSIA

Revista do Radio 15 JUN 1963

Jorge Goulart é um ídolo nos países da União Soviética, onde já esteve várias vêzes, tendo atuado em radio, TV e filmes. Jorge acaba deingressar no elenco da Copacabana Discos, tendo gravado ‘O prisioneiro’, versão de Fred Jorge da balada de Elmer Bernstein e ‘Marcha da 4ª feira de Cinzas’ de Vinícius e Carlos Lyra. Goulart fala à Revista do Radio:

‘Este ano não pretendo deixar o Brasil. Só viajo ao exterior a cada dois anos. Acabo de assinar contrato de exclusividade com as Emissoras Associadas, pela qual atuarei em São Paulo uma vez por semana e receberei 300 mil cruzeiros. No Rio continuo exclusivo da Radio Nacional.’

Instado a falar sôbre suas viagens ao exterior, Jorge Goulart conta: ‘Foi em 1958 que fui à Europa pela 1ª vez, integrando uma caravana artística, da qual fazia parte a saudosa Dolores Duran e o Conjunto Farroupilha. Atuamos na França, Alemanha, Rússia e China, durante um período de quatro mêses. Fiz várias gravações, mais de 30 na Rússia, China e Alemanha, sempre gravando música brasileira em nossa própria língua. Fiz pelo menos um LP em cada país, com sucessos tais como ‘Carinhoso’, ‘Terra sêca’, ‘A voz do morro’, ‘Pastorinhas’, ‘Aurora’ e muitas outras. Fui um pioneiro no intercâmbio musical com a Europa e fui muito bem pago, pois me pagavam 20 dólares por minuto de gravação e ensaios a 100 dólares por hora, recebendo por disco uma média de 1.000 dólares – perto de 800 mil cruzeiros.'

Uma pausa para acender um cigarro e Jorge Goulart prossegue: ‘ Em 1960 fiz a segunda viagem, que durou dois mêses e que começou em Viena, na Áustria, onde encontramos o maestro Cláudio Santoro, que nos arranjou contratos para a Alemanha e Hungria. Depois fomos à Espanha, onde dei três concertos na TV em Madrid. Fui então à Paris, onde atuei por uma semana na boite Carroll’s e fiz várias gravações para a etiquêta Vogue.


Jorge Goulart in 1963 

Em 1962 fiz a terceira e última viagem à Europa, dessa vez chefiando a caravana organizada por mim, com base nas experiências anteriores. Demorou três mêses, tendo começado com duas apresentaçãoes na TV-RAI em Roma. Seguimos para Helsinque, onde atuamos durante 10 dias, fazendo grande show em teatro. Assinamos, então, contrato para a Russia, onde fizemos 19 apresentações em 4 repúblicas socialistas: Georgia, Criméia, Armênia e Azerbaijão, finalizando com 6 espetáculos em Moscou. Seguimos, depois, para 8 apresentações em Praga, terminando em Paris, com 3 concertos em  teatro. Gravei alguns discos na Tchecoslovaquia, Rússia e Finlândia, tendo selecionado ‘Cidade maravilhosa’, ‘Samba fantástico’, ‘Lamento negro’ e ‘Baixa do Sapateiro’ para um dos compactos-duplos. Foi esta a viagem em que ganhamos mais, tendo recebido tudo em dólares; aproveitei o dinheiro ganho para comprar um Dauphine e o apartamento onde agora moro.

Tornei-me bastante conhecido na Europa Central por ter gravado uma série de video-tapes na Alemanha, para a BBC de Londres, e vários ‘shorts’ coloridos para cinema, que foram   distribuídos a emissoras de TV da Alemanha, Inglaterra, Portugal, Iugoslávia, Polônia, Bulgária, Tchecoslovaquia e União Soviética. Por êste motivo acabo de receber proposta, tendo marcado para o meio do ano de 1964 para outra viagem. Em minha 1ª viagem à Russia, recebi convite para ficar lá através de uma bolsa-de-estudos de 4 anos, que não pude aceitar, pois preciso trabalhar para sustentar minha família. A bailarina Maria Helena Ansaldi, que fêz parte de nossa última caravana,  no entanto, ficou na Russia fazendo um curso de aperfeiçoamento de balé. Tive grandes alegrias, das quais a maior foi contar com a presença do cosmonauta Titov em três apresentações e ter ele cantado comigo a nossa ‘Cidade Maravilhosa’.

 cosmonauta russo Titov cantou 'Cidade Maravilhosa' junto de Jorge Goulart.

Jorge Goulart, ícone da era do rádio, morre aos 86 anos

O cantor Jorge Goulart, nome artístico de Jorge Neves Bastos, um dos principais nomes da era do rádio, morreu aos 86 anos no último sábado, 17 de março de 2012, no Rio de Janeiro.

Internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul, desde 25 de fevereiro de 2012, Goulart morreu de insuficiência respiratória, segundo boletim divulgado pela assessoria de imprensa da unidade.
O corpo do cantor foi enterrado na tarde deste domingo, 18 de março de 2012, no cemitério Jardim da Saudade, na zona oeste do Rio.



Grande divulgador de músicas de sambistas de escolas-de-samba, Goulart foi o primeiro intérprete de "A Voz do Morro", de Zé Keti.

Seu primeiro sucesso foi "Xangô", de Ary Barroso e Fernando Lobo, que lhe rendeu um contrato na Rádio Tupi. Mas foi na Rádio Nacional, onde ficou 15 anos, que consagrou seu nome.



A marcha carnavalesca de 1964  'Cabeleira do Zezé' cantada por Goulart, foi, talvez, o ultimo grande sucesso dessa modalidade, que já estava em extinção em 1964.

O "Rei do Rádio", título que ganhou nos anos 50, casou-se com sua companheira de profissão, a cantora Nora Ney (1922-2003).

Folha de S.Paulo

2 comments:

  1. Tenho um disco compacto de Goulart, gravado na URSS. Mamãe eu Quero e Touradas de Madri.

    ReplyDelete
  2. Tenho um disco compacto de Goulart, gravado na URSS. Mamãe eu Quero e Touradas de Madri.

    ReplyDelete