Wednesday, April 25, 2012

Eladyr Porto vereadora em 1954

Eladyr Porto in 1941 & 1952.

ELADYR PORTO explica:  ‘Porque me candidatei a vereadora’

Revista do Rádio - 14 AGO 1954

Eu me candidatei pelo Partido Socialista Brasileiro no firme propósito de, se for eleita, combater sem tréguas os tubarões e a exploração; lutar pela nacionalização de nossas riquezas para que no Brasil existam menos ricos e menos pobres também. Cumprirei fielmente o programa do meu Partido.

Se eu tiver a honra de merecer a confiança do eleitorado carioca, não o decepcionarei, pois serei sempre contra todos os projetos que prejudiquem o bem estar coletivo. Meu partido não se destina a lutar pelos interêsses exclusivos de uma classe, mas pelo interêsse de todos os que vivem do próprio trabalho;  operários do campo e da cidade, empregados em geral, funcionários públicos ou de organizações para-estatais, servidores das profissões liberais etc.

Lutarei para que os dirigentes das estações de rádio sejam eleitos pelos empregados das empresas pois só assim conseguiremos afastar os exploradores do radialista pequeno. Eu me esforçarei por conseguir maior número de vagas nos colégios da capital para que os alunos
verdadeiramente pobres recebam o ensino gratuito, pois a educação visará a dar ao homem capacidade de adaptação à sociedade em que vive e não a um grupo privilegiado. Denunciarei ao povo todos os que traírem o eleitorado, envolvendo-se em negociatas. Procurarei seguir uma conduta que honre o meu mandato, se eu por ventura merecer o voto do carioca já tão cansado dos demagogos e oportunistas.

Se o eleitorado souber escolher e conduzir à Câmara Municipal nomes dignos e honestos, poderemos, unidos pelo mesmo ideal, colocar um paradeiro na situação em que se encontra nossa metrópole. Lutarei com tôdas as fôrças para combater o analfabetismo, amparar a infância, cuidar do futuro das crianças do Brasil, pois o pequeno de hoje será o homem forte de amanhã e, se não houver espírito de colaboração entre o maior e o menor, caminharemos para o abismo, pois na época em que vivemos ninguém acredita em mais nada. Êste portanto é o esquema do meu programa e do que aspiro realizar se merecer a confiança, e o voto consciente dos meus queridos amigos e fãs.

Desejo, através da queridíssima Revista do Rádio, fazer um apêlo a todos os meus admiradores e às minhas fãs para que arregimentem o máximo de eleitores e votos para mim e para o meu Partido, que é o Socialista Brasileiro e que tem um grande programa a realizar. Eu, realmente, fazia parte do P.T.B. [Partido Trabalhista Brasileiro] e por êle trabalhei muito para que o sr. Getúlio Vargas voltasse a ser Presidente. 

Mas estou decepcionada, e comigo milhares de brasileros. Por isso ingressei no Partido que será a nossa salvação.

Revista do Rádio 14 Agosto 1954.

socialist Eladyr Porto socialista;  a little biography of hers.
a bit more information about Eladyr Porto and her political allegiances on the Brazilian Left.

No comments:

Post a Comment