Celso Guimarães e a cantora Sonia Carvalho na Radio Nacional em 1937.
Celso Foot Guimarães começou no radio em 1931, na Radio Record de São Paulo. Depois foi "speaker"-chefe da PRB-6, Cruzeiro do Sul, da Rede Verde Amarella, Radio Educadora Paulista, onde era assistente artistico. Agora é director-artistico da Radio Nacional, actua eventualmente ao microphone e faz parte do radio-theatro da PRE-8. Nasceu em Jundiahy-SP, a 23 de novembro de 1907. É casado e tem uma filhinha. Foi o iniciador de programmas de calouros com o "Programma dos Bairros". Mede 1,73 de altura. Cabellos castanhos e olhos verdes.
informação publicada pela revista Carioca de Maio de 1937.
revista Carioca de 7 Setembro 1950.
Celso Guimarães tendo ao fundo propaganda política da UDN, PTB e PSD.
CELSO GUIMARÃES NÃO QUER SABER DE POLÍTICA
O mais querido do radio, é um verdadeiro gentleman. Silencioso e sempre bem vestido, sua voz modulada é conhecida por todos os ouvintes da Radio Nacional. Celso Guimarães é uma criatura pre-destinada à fama. Nasceu em Jundiaí-SP, em 23 de novembro de 1907.
Deveria ter sido, pelas parreiras que davam belas uvas, cada ano, e pela vontade do pai, um próspero e pacato vinicultor. Mas Celso jamais teve propensão para esta coisa de ser pacato e sensato. Iniciou sua carreira em S. Paulo e logo tornou-se conhecido, pois tem uma voz muito agradável e dicção perfeira.
Depois vem ao Rio, onde ingresssa na Radio Nacional, mesmo antes desta estar fundada. Em 12 de Setembro de 1936, um sábado, Celso anuncia ao microfone: 'Alô, alô Brasil, aqui fala a Radio Nacional do Rio de Janeiro'. E assim é inaugurada aquela que seria a mais popular emissora do país.
Depois vem ao Rio, onde ingresssa na Radio Nacional, mesmo antes desta estar fundada. Em 12 de Setembro de 1936, um sábado, Celso anuncia ao microfone: 'Alô, alô Brasil, aqui fala a Radio Nacional do Rio de Janeiro'. E assim é inaugurada aquela que seria a mais popular emissora do país.
FUNDADOR DO RADIO-TEATRO
Celso Guimarães foi o fundador do radio-teatro no Rio de Janeiro. Quando ninguem ainda pensava em novelas, nem 'peças radiofônicas' aqui na bela cidade de São Sebastião, Celso fundou o que ele chamou de Teatro em Casa.
Celso continua ainda imensamente popular, tendo sido, recentemente votado o 'mais querido' dos radialistas por essa gente que continua sintonizando o seu programa 'Ondas Musicais', o unico programa distribuido simultanenamente em varias estações, fora da Hora do Brasil.
Guimarães disse que primeiro gosta da sua familia, da Radio Nacional, dos fãs e da sua coleção de porcelanas preciosas, pratos de valor inestimável.
Além de locutor e animador de programas, Celso provou que é ótimo ator em 'Azas do Brasil', o grande sucesso de 1947.
Celso declarou que não quer saber de política! Vários partidos já o tentaram com ofertas bonitas, mas ele diz que a vida, assim, sem cartazes de propaganda, é melhor...
comentário
A revista Carioca não diz, mas pela foto publicada, onde há propaganda eleitoral, o nome da União Democrática Nacional - a famigerada UDN, que de democrática só tinha o nome, aparece com destaque. Teria a UDN tentado cooptar Celso para suas fileiras de golpistas futriqueiros?
Celso preenchia o perfil ideal de um Udenista: branco, olhos verdes, de classe social alta, bem falante... mas não necessàriamente um reacionário!
Era meu avô paterno...que saudade!!!!
ReplyDelete