Wednesday, April 25, 2012

Celso Guimarães cooptado - 1950




Celso Guimarães e a cantora Sonia Carvalho na Radio Nacional em 1937.

Celso Foot Guimarães começou no radio em 1931, na Radio Record de São Paulo. Depois foi "speaker"-chefe da PRB-6, Cruzeiro do Sul, da Rede Verde AmarellaRadio Educadora Paulista, onde era assistente artistico. Agora é director-artistico da Radio Nacional, actua eventualmente ao microphone e faz parte do radio-theatro da PRE-8. Nasceu em Jundiahy-SP, a 23 de novembro de 1907. É casado e tem uma filhinha. Foi o iniciador de programmas de calouros com o "Programma dos Bairros". Mede 1,73 de altura. Cabellos castanhos e olhos verdes.

informação publicada pela revista Carioca de Maio de 1937.



revista Carioca de 7 Setembro 1950.


Celso Guimarães tendo ao fundo propaganda política da UDN, PTB e PSD. 


CELSO GUIMARÃES NÃO QUER SABER DE POLÍTICA

O mais querido do radio, é um verdadeiro gentleman. Silencioso e sempre bem vestido, sua voz modulada é conhecida por todos os ouvintes da Radio Nacional. Celso Guimarães é uma criatura pre-destinada à fama. Nasceu em Jundiaí-SP, em 23 de novembro de 1907.

Deveria ter sido, pelas parreiras que davam belas uvas, cada ano, e pela vontade do pai, um próspero e pacato vinicultor. Mas Celso jamais teve propensão para esta coisa de ser pacato e sensato. Iniciou sua carreira em S. Paulo e logo tornou-se conhecido, pois tem uma voz muito agradável e dicção perfeira.

Depois vem ao Rio, onde ingresssa na Radio Nacional, mesmo antes desta estar fundada. Em 12 de Setembro de 1936, um sábado, Celso anuncia ao microfone: 'Alô, alô Brasil, aqui fala a Radio Nacional do Rio de Janeiro'. E assim é inaugurada aquela que seria a mais popular emissora do país. 

FUNDADOR DO RADIO-TEATRO

Celso Guimarães foi o fundador do radio-teatro no Rio de Janeiro. Quando ninguem ainda pensava em novelas, nem 'peças radiofônicas' aqui na bela cidade de São Sebastião, Celso fundou o que ele chamou de Teatro em Casa.

Celso continua ainda imensamente popular, tendo sido, recentemente votado o 'mais querido' dos radialistas por essa gente que continua sintonizando o seu programa 'Ondas Musicais', o unico programa distribuido simultanenamente em varias estações, fora da Hora do Brasil.

Guimarães disse que primeiro gosta da sua familia, da Radio Nacional, dos fãs e da sua coleção de porcelanas preciosas, pratos de valor inestimável.

Além de locutor e animador de programas, Celso provou que é ótimo ator em 'Azas do Brasil', o grande sucesso de 1947.

Celso declarou que não quer saber de política! Vários partidos já o tentaram com ofertas bonitas, mas ele diz que a vida, assim, sem cartazes de propaganda, é melhor...

comentário

A revista Carioca não diz, mas pela foto publicada, onde há propaganda eleitoral, o nome da União Democrática Nacional - a famigerada UDN, que de democrática só tinha o nome, aparece com destaque. Teria a UDN tentado cooptar Celso para suas fileiras de golpistas futriqueiros?

Celso preenchia o perfil ideal de um Udenista: branco, olhos verdes, de classe social alta, bem falante... mas não necessàriamente um reacionário!

1 comment: